Indian Riders Brasil
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ubiratamuniz
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Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) Empty Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente)

Sex Out 05, 2018 2:12 pm
Então galera, trazendo informações úteis do grupo do Whatsapp para o fórum.

Como comentei lá, a minha Scout veio de cegonheira do Rio para Brasília, e durante o transporte a moto foi danificada. Trincaram a lente do painel.


Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) IMG_20180928_WA0012

Sim, o correto seria que eles me pagassem um painel novo, mas é uma alternativa que não me agrada/não me atende por vários motivos:
1 - como teria que importar diretamente, ia demorar pra caramba - peguei a moto pra negócio, ia ficar muito tempo parada e isso me daria prejuízo;
2 - ainda que na conta da transportadora, seria caro e muito provavelmente criariam muito caso para me pagar ;
3 - a quilometragem das Scout não é armazenada na ECU, e sim no painel; uma troca de painel poderia me dar problemas futuros, principalmente de suspeita de adulteração, o que é problemático para mim, já que peguei a moto para negócio (a minha Indian de uso é uma Roadmaster). Este para mim foi o grande "impeditivo" que me fez optar por reparar a peça em vez de colocar um novo, ainda que na conta da transportadora.

Pesquisei, pesquisei, corri atrás, e não achei nenhuma empresa de restauração de painéis (pesquisei em SP, RJ, MG...) que quisesse nem tentar o serviço. Então, resolvi fazer o reparo por conta própria.

Primeira parte é a retirada do painel (esta parte não fotografei). O ideal é fazer com um ajudante, mas se não tiver, cubra o tanque da moto com panos para evitar danos. Para retirar o velocímetro, primeiro você remove a moldura cromada, que é apenas encaixada (com uma chave de fenda e muito cuidado você consegue tirar). Depois, você precisa tirar a parte superior toda do riser, onde tem o "copo" onde vai o velocímetro. Retirada essa peça, apóie o guidão com cuidado sobre o tanque (use panos!) ou peça pro seu ajudante segurar o guidão em posição que o reservatório do fluido de freio fique na vertical (para evitar vazamentos). Retirando o "clamp" superior, o velocímetro vai junto. Vire a peça de ponta cabeça, solte o conector, e retire os dois parafusos torx (chave T20) que prendem o velocímetro ao copo. Daí pra frente, é só deslizar o velocímetro pra fora do copo (pode precisar de um pouquinho de força) e retirá-lo.  Cuidado para não perder a borracha.

Desmontado o painel, a primeira coisa a fazer é descolar a lente original do painel. Para isso use um secador de cabelos potente ou um soprador térmico na configuração mais fraca. Vai esquentando ao redor do velocímetro e com cuidado vai afastando a lente (sempre ao redor da peça, um pouco por vez em cada parte) com uma lâmina bem fina (uma faca de cozinha por exemplo). Cuidado para não jogar excesso de calor, senão você vai derreter a lente (isso aconteceu comigo, mas como minha ideia era trocá-la mesmo, não importa), mais cuidado ainda para não derreter a carcaça do painel...rsrsrsrs.

No meu caso, não me importei muito de danificar mais a lente já que ela já estava estragada mesmo. Mas se sua idéia for de abrir o painel para personalizar o fundo, por exemplo, tem que ter mais cuidado.

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P_20181002_204832_v_HDR_On

Assim fica o painel sem a lente. Se você pegar uma régua, vai ver que não há problema em substituir a lente côncavo-convexa original por uma plana, pois o centro do ponteiro é bem recuado e há espaço de sobra para a movimentação do ponteiro.

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P_20181002_204826_v_HDR_On

Beleza, e a lente nova?

Bom, primeira questão é: a lente original é abaulada, isso você não vai conseguir igual, esquece.  A solução é fazer uma lente plana. O melhor material para fazer isso é o policarbonato compacto, na cor cristal. Pode ser de 2 ou 3mm de espessura, à sua escolha. Acrílico comum não serve, pois amarela com o sol, diferentemente do policarbonato compacto que tem proteção UV.  A nova lente será um disco de exatamente 10cm de diâmetro (tamanho medido no paquímetro).

Uma lente me custou R$ 17,50 mais o frete (sim, existem empresas que fazem isso na minha cidade, só que sãotão  longe de onde moro, que ia gastar mais de gasolina que de correios, fora o tempo de deslocamento que complica na minha vida corrida). Assim que ela chegar (já está no sedex), posto o resto do trabalho pra vocês. Vale lembrar que como moto é veículo que é feito para rodar exposto ao tempo, o trabalho de vedação tem que ser caprichado. Vou documentar melhor a segunda parte e quando eu remontar o painel fotografo o processo inverso da desmontagem.


Última edição por ubiratamuniz em Qua Out 17, 2018 4:28 pm, editado 1 vez(es)
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ubiratamuniz
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Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) Empty Re: Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente)

Qua Out 17, 2018 3:59 pm
Deu tudo certo, inclusive já lavei a moto e não passou água!

Seguindo então.

Como comentei na mensagem anterior, encomendei no ML dois discos de policarbonato cristal com proteção UV, um de 2mm de espessura e um de 3mm. Optei por pedir as duas espessuras pois a minha ideia era instalar o mais grosso que coubesse, por questão de resistência.

O de 3mm não dá, é grosso demais e não deixa o aro do painel encaixar. Já o de 2mm fica certinho.

Para colar a nova lente ao velocímetro, eu usei esta cola aqui, que é muito usada para troca de telas de telefones celulares. Você acha facilmente no MercadoLivre e custa em torno de 17 reais o tubo (eu já tinha em casa, pois geralmente quando um celular daqui de casa quebra a tela eu mesmo faço o reparo):

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181009-203257-v-HDR-On

Antes de colar, dei uma lixadinha leve nas bordas do velocímetro para tirar qualquer resquício da cola original. Inicialmente minha ideia era aproveitar a "borda interna" da lente original (por isso um pouco de cola espalhada na borda interna do velocímetro), mas não deu muito certo então limpei essa cola (não tirei foto) e coloquei só na borda mesmo. Usei bastante cola, de forma a não ficar nenhum pedaço da borda sem cola, afinal de contas ela é parte da vedação:

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181009-203332-v-HDR-On

Feito isso, é só posicionar a lente e pressionar por uns 5 minutos para a cura inicial da cola.

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181009-204204-v-HDR-On

Após os cinco minutos de cura inicial da cola, deixei a peça descansar por 24 horas sem mexer, para a cura total da cola:

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181009-204725-v-HDR-On

Passadas as 24 horas, usei silicone transparente comum para dar uma reforçada na vedação da peça. Um fiozinho bem pequeno de silicone em volta da junção da lente nova com o velocímetro e uma faquinha de cozinha para dar o acabamento enquanto o silicone ainda estava mole:

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181010-232925-v-HDR-On

Feito isso, deixei a peça descansar por mais 24 horas para o silicone curar e retirei o excesso tanto da parte frontal da lente quanto da lateral do velocímetro. Fiz um teste com o aro cromado para ver se eu conseguiria encaixá-lo e desencaixá-lo sem descolar a lente, e deu tudo certo:

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181012-105015-v-HDR-On

Feito isso, foi só montar de volta na moto, no processo inverso da retirada.

Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) P-20181012-115653-v-HDR-On

Feito o teste de campo, tudo beleza, nada pegando. Lavei a moto dois dias depois e não passou uma gota de água.

Sim, a nova lente é plana (diferente da original que é convexa) mas se não disser que foi trocada ou não tirar o aro cromado do velocímetro, nem dá pra perceber.
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Rogério De Sordi
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Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) Empty Re: Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente)

Dom Out 21, 2018 1:08 pm
Muito legal o trabalho. Vc encontrou diferença da lente plana para a original?
Acha que dá muito trabalho para mudar a cor da iluminação?
A original é impossível de ler.
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ubiratamuniz
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Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) Empty Re: Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente)

Qui Out 25, 2018 5:38 pm
Rogério De Sordi escreveu:Muito legal o trabalho. Vc encontrou diferença da lente plana para a original?
Acha que dá muito trabalho para mudar a cor da iluminação?
A original é impossível de ler.

então...

não vi diferença nenhuma da lente plana pra original. funciona bem, consigo ler em qualquer situação.

sobre a cor da iluminação, em tese não deve ser complicado de fazer.

qualquer especialista em velocímetros aí do mercado dá conta de substituir os LEDs (normalmente são do tipo SMD) por outros da cor que você quiser. O difícil é achar alguém que tope mexer no painel da Indian, talvez por medo de danificar e ter prejuízo pra repor.

eu não faria (digo de mexer pra trocar a cor), porque pra essa parte de solda de precisão eu sou um verdadeiro mão de elefante e acabo destruindo tudo, mas se achar algum técnico em reparação/personalização de velocímetros disposto a fazer...

de qualquer forma fica aí a receita pra fazer uma lente nova caso danifique a original no processo. POLICARBONATO (não acrílico) com proteção UV e espessura de 2mm (3mm não cabe), disco de exatamente 10cm de diâmetro.
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ubiratamuniz
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Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente) Empty Re: Painel da Indian Scout - Reparo (troca da lente)

Ter Dez 18, 2018 4:44 pm
só pra atualizar.

quase 2 meses depois de instalado, já pegou chuva, lavação, etc. continua sequinho, a vedação ficou perfeita (não posso dizer o mesmo do painel da minha HD 2018 que já tá "suado" como é de praxe nas motos da marca kkkkkkkkkk)
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