Indian Riders Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
ubiratamuniz
Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2018

Dica útil - Kit de ferramentas para viagem Empty Dica útil - Kit de ferramentas para viagem

Ter Dez 18, 2018 3:34 pm
Tenho o hábito de andar com um kit básico de ferramentas na moto desde os tempos em que eu andava de Mirage 250 (sendo que nesse caso era ABSOLUTAMENTE necessário Laughing Laughing ) , e durante os vários anos que andei de Harley-Davidson acabei também muitas vezes fazendo meus próprios pequenos reparos e manutenção básica, tendo uma pequena oficina em casa e uma versão "miniaturizada" para levar na moto.

Já tinha montado meu kit certinho de ferramentas em polegadas para uso na HD, aí veio a Roadmaster e BAM! paixão à primeira rodada.

Só que, como sabemos, nossas Indians não usam ferramentas em polegadas, e sim métricas.

Dessa forma, eu teria de "refazer" meu kit de ferramentas (na verdade montar um novo para deixar no alforge da RM, já que ainda tenho minha Harley e também a uso). Planos para uma viagem pela América do Sul agora em 2019 (sim, eu vou na Roadmaster) me reforçaram a necessidade de montar um kit de ferramentas básico para pequenos reparos emergenciais, que podem ser necessários na estrada.

Claro, é sempre importante o seguro, o socorro e o guincho, mas existem situações em que às vezes você precisa fazer alguma gambitech para sair de área de perigo, ou mesmo pode dar o azar de ter algum perrengue em área sem sinal de celular. Saber "se virar" em emergências é sempre útil.

Pesquisando, achei num fórum estrangeiro o tópico a seguir, com sugestão de kit de ferramentas. É um conjunto compacto o suficiente para levar enrolado em uma lona própria sem ocupar muito espaço na bagagem ou pesar muito:

http://www.indianrider.net/threads/emergency-tool-kit-essentials.166/

Para facilitar nossa vida, vou traduzir para o português.

Dica útil - Kit de ferramentas para viagem 753-50efdf7176fafe7e18e03a1e07d7fe98

Kit básico
1 x bolsa para ferramentas com:
1 x canivete pequeno (mil e uma utilidades)
1 x medidor de pressão dos pneus (opcional)
1 x chave de fenda 4-em-1 (duas philips, duas fendas) - compre uma de boa qualidade
1 metro de arame (já salvou minha vida mais que abraçadeiras plásticas) (*)
6 a 8 abraçadeiras plásticas tamanho médio (principalmente para troca de cabo de embreagem, mas podem ser usadas em vários tipos de reparos de emergência)
1 x rolo de fita isolante
1 x lanterna em LED pequena + baterias/pilhas extras (essencial!!)
1 x catraca reversível para soquetes de 1/4" (eu gosto de 1/4 para kit de viagem porque além de ser compacta para levar evita aplicação de excesso de torque)
1 x extensão flexível para chave de encaixe de 1/4” , pelo menos 4" de comprimento (te permite mexer em parafusos de difícil acesso)
1 x soquete de 10mm para chave de 1/4 (o mais comum da moto)
1 x soquete allen de 4mm, 1x 5mm e 1x6mm, todos para chave de 1/4" (M4/M5/M6) (os três são necessários em praticamente tudo na moto)
1 x soquete torx T25 e um soquete torx T30, ambos para chave de 1/4" (bem comuns na moto)
2 x chave combinada de 10mm (medida comum na moto, 2 são necessárias para eventual troca/ajuste de cabo de embreagem)
1 x chave combinada de 13mm (necessária para o aperto do cabo de embreagem na primária em caso de troca)
1 x chave ajustável pequena (vai salvar tua vida com os outros parafusos de tamanhos que você não tá levando chave)
1 x alicate universal pequeno (1001 utilidades)
1 x alicate de pressão pequeno (1001 utilidades e ainda pode ser usado para acionar um cabo quebrado para conseguir se locomover)
1,2m de mangueira flexível transparente de 3/8" ou medida próxima (para uso em caso de pane seca)
Fusíveis reserva e "chavinha" para puxar fusíveis (nunca ande sem fusíveis reserva)
2 x bateria CR2032 (baterias extras para o FOB)

Também levo (nota: essa sugestão é do autor do tópico):
1 conjunto de cabos de "chupeta" (2 a 3m de cabo e conectores "jacaré" pequenos o suficiente para acesso à bateria da moto - pode ser necessário mandar fazer)
1 x lâmpada reserva para farol (obviamente desnecessário se seus faróis forem em LED)
1 x cabo de embreagem reserva
1 x kit de reparo de pneus sem câmara (reparo tipo macarrão + ferramentas e cápsulas de CO2). (**)
1 x kit de primeiros socorros (nunca se sabe)
1 x bomba da suspensão (para as motos com suspensão calibrada a ar), não é 100% necessária mas ocupa tão pouco espaço que vale à pena carregar (***)
1 x apoio para pezinho (para superfícies mais "instáveis")


Minhas Notas:
(*) frase do autor do tópico original, mas arame também já me salvou de perrengue na estrada uma vez (vareta de comando avançado - paralelo - da HD quebrou no meio do nada)
(**) Particularmente nunca consegui confiar no "spray de reparo", nas duas vezes que precisei usar me deixou na mão, já o "macarrão" nunca falha. Alternativamente se tiver espaço e tomada de 12v na moto pode levar um compressor compacto em vez dos cilindros de CO2.
(***) não sai do meu tourpak

Além dos itens acima sugeridos, eu levaria também, no celular, uma versão digital (PDF) do manual de serviços da sua motocicleta. Pode ser fonte de consulta BEM útil caso precise retirar um pneu para reparo, por exemplo. Também incluiria no kit uma chave de vela.
Ir para o topo
Tópicos semelhantes
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos