Indian Riders Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Rogério De Sordi
Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/06/2018
Idade : 58
Localização : São Paulo - SP

PANE DE IGNIÇÃO E SOLUÇÃO - relato Empty PANE DE IGNIÇÃO E SOLUÇÃO - relato

Ter Set 04, 2018 7:56 am
Odisséia em Itaipava ou Moto Manhosa

Outro dia fui à Itaipava, num passeio, e quando dei partida para a volta... nada. A moto apagava o painel e nada (Indian Springfield 2017)
Há dois meses atrás havia acontecido o mesmo. Atribuí o problema à bateria. Acionei o socorro e troquei a bateria. Beleza, voltou a funcionar muito bem e até aquele momento não havia tido nenhum problema.
Pensei: - De novo pane de bateria. Há pouco tempo no grupo falavam dos problemas que estavam tendo com as baterias e motores de arranque. Liguei para o Raulzito, em Itaipava. Excelente pessoa! Competente, prestativo, tudo de bom. Ele avisou que a bateria necessitava de ativação e que levaria hora e meia para isso. Como eu estava no Castelo de Itaipava, esperei tomando uma gelada e comendo algo.
Raulzito chegou, para acessar a bateria tem que tirar o banco que é aparafusado. Para tirar um dos parafusos tem que retirar o sissybar. Para tirar o sissybar, tem que tirar dois parafusos da trava. Para tirar os parafusos tem que tirar os alforjes. Para tirar os alforjes tem que tirar as tampas laterais e soltar os conector da fiação. E assim foi...
Trocou a bateria, tentativa de partida... Decepção! Continuou a mesma coisa.
Liguei para o Box 7, Tadeu me atendeu e perguntei se ele tinha alguma dica. Ele falou que poderia ser a bateria da chave de presença, que estava fazendo isso. Que eu também poderia ligar com o processo de partida manual, sem chave. Diga-se de passagem, que também o Tadeu é um profissional de mão cheia. Competente, prestativo, estudioso, organizado. Estamos bem com ele.
Raulzito, prontamente, pegou a chave do carro dele e tirou a bateria, colocando na minha chave de presença.
Tentamos a partida e nada. Tinha certeza que ia dar certo! Nada.
Sem solução, nos despedimos, e eu fiquei de chamar o reboque para levar a moto para o Rio. Já eram 16:00h. No Box 7 não poderia levar porque já estava fechado. Teria que deixar a moto no Castelo e voltar no dia seguinte. Estrago total do passeio.
Liguei para o meu filho em Teresópolis para vir me pegar. Enquanto esperava, insistente, continuei tentando ligar a moto. A chave de presença estava funcionando porque conseguia abrir e fechar os alforjes.
Percebi que passou a aparecer uma chavezinha no painel, que eu nunca tinha visto, logo após apertar o botão da chave geral. Já havia ouvido que essa chavezinha era vista logo ao ligar, mas desaparecia quando a moto percebia a chave de presença, apesar da chave estar no meu bolso.
Lembrei da dica do Tadeu do Box 7. Para ligar manualmente, há um número de 4 algarismos que é usado para numa combinação de seta para a esquerda e para a direita liberar a partida. Fiquei pensando, o vendedor me falou esse número quando comprei a moto em fevereiro. Três desses quatro números não saiam da minha cabeça. Fiz inúmeras tentativas combinando os números e repetindo um deles. Bingo! Acabei acertando. Que alegria ao acionar o arranque e pegar de primeira.
Conclusão sobre a pane.
O problema foi na chave de presença. Não sei se ao trocar a bateria da moto ou trocar a bateria do controle, a chave por presença descodificou. Fica o ensinamento. Verifiquem a bateria da chave de presença. Escrevam o código de partida manual em algum lugar, sempre é bom.
Salvei o dia!
Contribuição de Bernardo Bravos Bikers, no grupo de WhatsApp nacional
avatar
Rogério De Sordi
Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/06/2018
Idade : 58
Localização : São Paulo - SP

PANE DE IGNIÇÃO E SOLUÇÃO - relato Empty Re: PANE DE IGNIÇÃO E SOLUÇÃO - relato

Ter Set 04, 2018 8:03 am
Bernardo, quando se troca a bateria do chaveiro presencial da moto, não há necessidade de recodificar manualmente. O funcionamente é normal.
Outro fato a ser observado é que quando a bateria do chaveiro estiver fraca, a luz da bateria no painel ficarapiscando com a moto ligada. Ainda dá para rodar um tempo com ela mas o ideal e trocar logo a bateria do chaveiro.
(Miceli)
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos