- Rogério De Sordi
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/06/2018
Idade : 58
Localização : São Paulo - SP
QUEM FOI BURT MUNRO
Seg Jul 02, 2018 8:13 pm
Nascido em Invercargill, na Nova Zelândia, em 25/03/1899, e batizado como Herbert James Munro, Burt Munro ficou famoso por bater o recorde mundial de velocidade com motocicletas de até 1.000 cm3, a 320 Km/h, em Bonneville Speedway, no dia 26 de agosto de 1967. O acontecimento foi relatado no filme estrelado pelo ator Anthony Hopkins, "The World's Fastest Indian".
Munro cresceu e viveu em uma fazenda em Edendale, perto de sua cidade natal.
Era fascinado por velocidade, e assistiu ao aparecimento de carros, motocicletas e aviões, o que lhe deu cada vez mais vontade de conhecer o mundo, o que só fez muito mais velho, devido ao desencorajamento de sua família.
Munro foi piloto profissional no entre guerras, mas voltou para trabalhar na fazenda do pai durante a grande depressão.
Começou então a trabalhar como vendedor de motocicletas e mecânico, participando de várias corridas, chegando a ser classificado entre os melhores da Nova Zelândia.
Participou de várias corridas em Oreti Beach e mais tarde em Melbourne, na Austrália.
A Motocicleta de Munro
Munro utilizou um modelo Indian Scout 1920 Streamliner, que começou a preparar em 1927, somando 40 anos de melhorias, modificações e incrementos.
A velocidade original da Scout 1920 era de apenas 89 Km/h (55 mph).
Ao final, a moto que bateu o recorde de velocidade em nada parecia com as motos vendidas para os consumidores.
As modificações foram desde a substituição do tanque, até a montagem de uma carenagem em forma de gota, passando por alterações no motor, embreagem , freios, guidão, instrumentos e substituição do "pezinho" (jiff stand) por um sistema de rodas retráteis.
As peças utilizadas por Munro eram fabricadas por ele mesmo, assim como todo o ferramental.
Ele forjou os pistões, construindo os seus próprios moldes, e ao final a Scout chegou a 950 CC, contra os 600 CC originais.
Trabalhava durante a noite em sua moto, e como vendedor de motocicletas durante o dia, praticamente sem dormir.
Batizou sua Scout como "Munro Special", que agora é propriedade de um entusiasta de motociclismo no sul da Nova Zelândia, e está exposta na E Hayes & Sons, em Invercargill.
Há também uma segunda moto supostamente o "Munro Special" original, exposta no Te Papa Museum em Wellington, Nova Zelândia.
Os Recordes de Velocidade
Em 1962 estabeleceu um recorde mundial de 288 km/h (178,97 mph) com o motor de 850cc. Em 1966 estabeleceu um recorde mundial de 270.476 km/h (168.066 mph) Em 1967 correu com o motor de 950cc e estabeleceu o recorde de 295.44 km/h (183,59 mph). Para se qualificar fez um percurso em sentido único de 305.89 km/h (190,07 mph), a maior velocidade oficial cronometrada a uma motocicleta Indian. O registro não oficial da velocidade é 331 km/h (205,67 mph).
Munro cresceu e viveu em uma fazenda em Edendale, perto de sua cidade natal.
Era fascinado por velocidade, e assistiu ao aparecimento de carros, motocicletas e aviões, o que lhe deu cada vez mais vontade de conhecer o mundo, o que só fez muito mais velho, devido ao desencorajamento de sua família.
Munro foi piloto profissional no entre guerras, mas voltou para trabalhar na fazenda do pai durante a grande depressão.
Começou então a trabalhar como vendedor de motocicletas e mecânico, participando de várias corridas, chegando a ser classificado entre os melhores da Nova Zelândia.
Participou de várias corridas em Oreti Beach e mais tarde em Melbourne, na Austrália.
A Motocicleta de Munro
Munro utilizou um modelo Indian Scout 1920 Streamliner, que começou a preparar em 1927, somando 40 anos de melhorias, modificações e incrementos.
A velocidade original da Scout 1920 era de apenas 89 Km/h (55 mph).
Ao final, a moto que bateu o recorde de velocidade em nada parecia com as motos vendidas para os consumidores.
As modificações foram desde a substituição do tanque, até a montagem de uma carenagem em forma de gota, passando por alterações no motor, embreagem , freios, guidão, instrumentos e substituição do "pezinho" (jiff stand) por um sistema de rodas retráteis.
As peças utilizadas por Munro eram fabricadas por ele mesmo, assim como todo o ferramental.
Ele forjou os pistões, construindo os seus próprios moldes, e ao final a Scout chegou a 950 CC, contra os 600 CC originais.
Trabalhava durante a noite em sua moto, e como vendedor de motocicletas durante o dia, praticamente sem dormir.
Batizou sua Scout como "Munro Special", que agora é propriedade de um entusiasta de motociclismo no sul da Nova Zelândia, e está exposta na E Hayes & Sons, em Invercargill.
Há também uma segunda moto supostamente o "Munro Special" original, exposta no Te Papa Museum em Wellington, Nova Zelândia.
Os Recordes de Velocidade
Em 1962 estabeleceu um recorde mundial de 288 km/h (178,97 mph) com o motor de 850cc. Em 1966 estabeleceu um recorde mundial de 270.476 km/h (168.066 mph) Em 1967 correu com o motor de 950cc e estabeleceu o recorde de 295.44 km/h (183,59 mph). Para se qualificar fez um percurso em sentido único de 305.89 km/h (190,07 mph), a maior velocidade oficial cronometrada a uma motocicleta Indian. O registro não oficial da velocidade é 331 km/h (205,67 mph).
- dr.marcolucio
- Mensagens : 17
Data de inscrição : 27/06/2018
Idade : 51
Localização : Vitoria ES
Re: QUEM FOI BURT MUNRO
Seg Jul 02, 2018 9:50 pm
Show!!!! Obrigado
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
- CESAR
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 27/06/2018
Re: QUEM FOI BURT MUNRO
Qua Jul 04, 2018 10:35 am
No Ano passado ganhei uma camisa de uma tia da minha esposa, ela trouxe do EUA,
homenagem de 50 anos da comemoração do recorde de Burt Munro, muito massa.
homenagem de 50 anos da comemoração do recorde de Burt Munro, muito massa.
- Rogério De Sordi
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 27/06/2018
Idade : 58
Localização : São Paulo - SP
Re: QUEM FOI BURT MUNRO
Qua Jul 04, 2018 4:46 pm
Posta a foto.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos