Indian Riders Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
ubiratamuniz
Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/10/2018

Troca de pastilhas da Roadmaster (não é tutorial, é alerta) Empty Troca de pastilhas da Roadmaster (não é tutorial, é alerta)

Qua Jan 16, 2019 3:45 pm
Então galera.

Pra vocês verem como nem tudo que diz respeito à "manutenção em concessionária" é confiável.

Comprei minha Roadmaster com 27000km, todas as revisões feitas em concessionária (e ex-dono enjoado, não era o típico "pão-duro" que economizaria centavos numa revisão - tanto é que a moto só tinha acessórios do bom e do melhor, e o cara guardava TODOS os registros).

Pois bem. Inspeção das pastilhas de freio é um item de praxe em TODA revisão, certo? Supõe-se que os mecânicos confeririam o item, avaliariam, e se identificassem que não chegaria à próxima revisão, trocariam. É assim que deveria ser.

Pois bem. Aos 28500km (apenas 4.000 depois da revisão que foi feita aos 24500, ou seja, na metade do prazo da revisão), meu freio traseiro começou a chiar.

Parei a moto até verificar, já que eu já tava desconfiando das pastilhas e não queria correr o risco de danificar (riscar irremediavelmente) meu disco de freio. Dito e feito, desmontei em casa (o procedimento é simples pra quem tem noções básicas de mecânica, todavia não recomendo fazer em casa pra quem não tem familiaridade com ferramentas), e este era o estado em que estavam.

Troca de pastilhas da Roadmaster (não é tutorial, é alerta) Pastilhas-traseiras

Ferro no ferro. Pra mim parece óbvio que o desgaste acentuado seria facilmente identificado na revisão dos 24 mil km e que as pastilhas deveriam ter sido trocadas na época.

E as dianteiras também não estavam muito boas não. Já haviam passado do limite de desgaste (provavelmente ainda eram as originais da moto, já que nas cruisers e tourings geralmente as pastilhas traseiras duram menos, as traseiras já devem ter sido trocadas uma vez).

Troca de pastilhas da Roadmaster (não é tutorial, é alerta) Pastilhas-dianteiras

Coloquei um novo jogo de EBC "HH", troquei todo o fluido do sistema (em que pese o fluido em teoria durar 4-5 anos, pra mim 20 reais - o valor de um frasco de DOT4 de boa marca em qualquer auto-peças - é uma despesa MUITO pequena para não fazer em toda troca de pastilhas). Agora o freio tá sensacional.

A troca não é complicada, tem muitos tutoriais em vídeo na Internet, eu segui esses dois aqui:

Pastilhas traseiras:


Pastilhas dianteiras:


Como minhas ponteiras não são originais, precisei afastar (sem remover, só dar aquela "puxadinha") a ponteira esquerda (soltando os dois parafusos que a prendem ao quadro, bem na traseira da moto) para conseguir sacar o pino de fixação das pastilhas traseiras.

Próximo passo será conferir as velas (muito provavelmente trocá-las, já que já comprei novas de iridium) e o óleo do motor, no preparo para a viagem ao Uruguai/Argentina que vou fazer em Abril. Ainda precisarei trocar o óleo das bengalas, mas isso pagarei um mecânico pra fazer pra mim, já que não tenho espaço, ferramental ou mesmo conhecimento para fazer esse serviço sozinho (tem que desmontar a frente toda). Se nem mesmo trocaram pastilhas desgastadas na revisão dos 24k, duvido que tenham feito o trampo monstro que é a troca do óleo das bengalas. No
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos